13.10.09

Pode Ficar com a Máscara



Irei defender também que uma emoção pode ser ultrapassada apenas e somente por uma emoção maior.Não adianta você falar que não gosta dele, e você sabe que é invão o esforço que se faz para o seu coração não esperar um "oi", um beijo, um olhar, um carinho. Concluímos então, e pior, racionalmente, que a emoção que traduz toda essa agitação é maior do que a emoção potencialmente armazenada da tua razão.Infelizmente, querida, essa emoção, agora, não pode ser ultrapassada.
Resta saber então se essa emoção diante dele é algo ativo ou passivo, já explicava Spinoza: "emoções ativas são aquelas que são compreendidas racionalmente, ja as passvias, as que não o são". Tudo bem que eu iria a favor das trocas dos nomes, pois que emoção não compreendida pela razão é passiva?
Para me ajudar a ficar mais certa da veracidade, ou não, da minha emoção, meu amigo Pascal eterniza: " O coração tem razões que a própria razão desconhece". Dúvida e/ou contestação : razão do coração é a emoção, no caso, passiva!
"A condição humana é um estado de incertezas, mas a grandeza do homem está no fato de que ele é consciente de sua realidade.
Para ele - Pascal - a solução esta em superar os limites da razão por meio da fé.
Pascal não tenta provar a existencia de Deus, mas mostrar as influencias da razão, ao apontar para as limitações do homem.Pascal recupera a força da fé: é preciso crê, não compreender."
Não, não me fale em fé e nem o quanto eu sou incerta. O tamanho da distancia entre a minha razão e minha emoção passiva está cada vez mais diminuindo, como isso eu vou acabar compreendendo-a e ver que é tudo ilusão, eu vou acabar tirando a tua máscara e ver que ela tem cara de "era uma vez" e "felizes para sempre", e então eu vou entender que outra vez eu falhei: não me entreguei ao amor certo.
.

2 comentários:

Paulo Vitor Cruz, ele mesmo disse...

eu fico com essa passagem de Pascal: "A condição humana é um estado de incertezas (...)"...

*certo ou errado, se entregue, chica...se atire com o peito aberto...(a única chance q temos de ser feliz de verdade nesta vida é se entregando...)...o tombo é inevitavel, mas a estadia por qualquer meio segundo q seja no ar é livre...

bai bai.

Phalador disse...

Filosofando então?

Pelo menos está no caminho certo.

Razões, emoções, Fé, Deus. Assuntos intensos, penosos, cautela nas observações.

Boa sorte por aí!!!

bjs!