11.10.11

Consciência Coletiva

          O Mundo contemporâneo exige do indivíduo um pensamento mais articuloso sobre o futuro do planeta, isso devido aos "sinais" dados pela natureza, tais como, catástrofes naturais - tsunamis e terremotos, e elevação da temperatura do planeta, com consequências do derretimento das geleiras e calotas polares.
          A responsabilidade de cada um em relação a esses sinais é essencial: em um momento de reflex]ão, vê-se que hábitos do cotidiano contribuem para o desequilíbrio ecológico do ecossistema em que vivem. Se 190 milhões de brasileiros reciclassem, por exemplo, já seria uma mudança radical em nosso habitat: sem poluição da incineração do lixo, sem contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume nos aterros sanitários e, ainda por cima, elevação da taxa de empregados no Brasil, nas indústrias de reciclagem e nas próprias ruas, com os coletores do lixo.
          A lástima é que falta ao brasileiro, e alguns outros habitantes do Planeta, a educação ambiental, que trabalha a consciência coletiva - não poluir para não prejudicar a terceiros - e a consciência "naturalista" - não poluir para não "estragar" o próprio habita.
          A falta dessa educação está sendo promovida por programas governamentais e ONGs que estimulam a população a repensar suas ações, como a Coleta Seletiva e a inserção de educação ambiental nos materiais didáticos.
          O futuro do Planeta depende da ação individual pensada ao coletivo, assim haverá um planeta educado ambiental e moralmente.

Nenhum comentário: