11.1.13

A Responsabilidade do Pertencer



Hoje eu quero escrever sobre o pertencer. 

Eu não estou pertencendo a nada ultimamente. Deixei de pertencem aos meus amigos da minha cidade natal, deixei de pertencer à minha família faz um bom tempo. Pertenci por cerca de um ano a novos amigos, e parece que agora eu não pertenço mais. Poderia dizer que pertenço aos seus braços, mas nem isso mais eu posso dizer com convicção. 

Minha terapeuta e o Nando Reis acham que eu pertenço a mim, mas “mim” não me quer, eu acho. Então eu não pertenço.

Na terapia eu ouvi um papo bonito de que nosso corpo é a nossa casa, que temos só esse lar para cuidar, amar e gostar. Ouvi que esse corpo me pertence, e é responsabilidade minha, só minha, nem de Deus não é, porque Deus o criou e me deu, agora o problema é meu. Engraçado, eu estou com a sensação de que não pertenço a nada, entretanto há coisas, e pior, pessoas, que me pertencem, que se sentem pertencentes de mim. E agora?

Não sei cuidar de ninguém, antes eu jurava que sabia, antes eu poderia jurar que era a pessoa mais amável do planeta, mais cuidadosa, amorosa e paciente. Agora eu vejo que o que passa por mim sai modificado de um jeito meio torto, meio vago, meio errado, meio estragado. Não tem como nada me pertencer se nem eu me pertenço, entende?

Pertencer, que ideia engraçada.

Um comentário:

Anônimo disse...

As vezes você pertence a quem menos você "espera" alguma coisa. Você nao consegue ninguem que muitas vezes é distante de ti, mas sabe que voce pode contar com essa pessoa, mesmo que essa tenha "vacilado" com voce uma vez ou outra. Espera algo de pessoas que nunca te deram nada, sei que é errado, pois você se decepcionará vez após vez. É mais facil nao esperar nada de ninguem para nao se decepcionar e sim se surpreender. Mas esperando luz no corredor mais escuro a esperança persiste e prevalece, voce se desapontara a cada curva, mas terá esperança na proxima. Nunca perca a esperança, voce achará o lugar a qual pertence quando mudar sua idealogia, sim voce pertence a sua familia, a seus amigos de sua cidade natal e a seus novos amigos. Por menos que possa parecer eles te amam e querem voce proximo deles, voce pertence a qualquer lugar que voce se faça necessaria. E mais do que ninguem voce pertence a voce, pode parecer ate de certo modo pleonasmo, mas voce é necessaria para voce.